BEM-VINDO AO MUNDO REAL !

Aqui tudo é verdadeiramente dito e baseado em experiencias vividas nos meus mais diversos momentos.

Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MEU BRASIL BRASILEIRO!


Vivo num País incrivelmente democrático onde sou obrigada a votar. Possuo o direito de ir e vir, exceto quando em meu caminho há uma greve ou manifestação.
O eslogan do atual Presidente é UM PAÍS PARA TODOS! TODOS que compactuam com ele. A Justiça por aqui e cega mas enxerga no escuro o que aliás é onde na maioria das vezes o pobre está.
Saúde, educação e moradia é um direito de Todos, Todos que teem dinheiro para pagar por eles. Carteira de trabalho assinada, 13º salário, FGTS, férias e licenças, são conquistas do trabalhador onde os empregadores adquiriram o direito de não cumprir.
TODOS somo iguais perante a lei, desde que tenhamos conhecimento, diploma, status, influência e situação financeira abastada.
A liberdade de expressão é ampla e real, desde que você não mexa com poderosos, ou esteja preparado para responder processos, emudecer ou sumir.
A Igreja caminha com a comunidade, desde que você não seja contra suas imposições radicais. A cultura está por toda a parte, embora o preço de um livro seja maior que 3 quilos de carne, que a faculdade paga seja o valor da casa própria e a gratuita esteja sempre de greve.
Não fazemos discriminação racial embora tenhamos uma cota para os negros ingressarem na faculdade. Temos uma geração de emprego e renda muito aplicada, embora a população carente receba esmolas denominadas bolsa alimentação, vale-gás, bolsa escola ou ainda como renda extra, jovens entrem no mercado informal como aviõezinhos.
Somos um País rico, rico em corrupção, violência, analfabetismo e miséria. Somos um povo alegre que ri da própria desgraça. Um povo hospitaleiro, que recebe multinacionais sem nada receber em troca, nenhum emprego, nenhuma vantagem, nenhum trocado.
Oh Pátria amada, somos filhos de um solo que vai da seca às inundações. Terra adorada, pedimos paz num futuro de invasões enquanto esquecemos a glória de um passado de ditadura.
Ainda que a clava forte da justiça não se erga, verás que um filho teu não foge à luta mas teme a bala perdida, as milícias, o nepotismo, a pedofilia, a fome, o desemprego, a corrupção e a impunidade.
Deitada eternamente em teu berço esplêndido estarei, a contemplar o som do teu mar e a luz de teu céu profundo, na esperança que um dia sejas iluminado pelo sol de um novo mundo.

TROPA DE ELITE!


Já fazia uns 5 meses que eu não me deparava com a maior das inutilidades existentes no mundo dos insetos. As 5:30 da manhã, levanto da cama, dou um beijo em Villy que veio dormir comigo e vou para a cozinha fazer o café. A cena seria a de todos os dias se não estivesse sobrevoando o ambiente, aquela coisa ridícula, estúpida, inválida e nojenta a qual dão o nome de “CUSTO BAIXO“.
É claro que o bairro inteiro acordou e Carlos sempre gentil, solícito, e companheiro, atordoado aparece com o fuzil AR 15 ( Baygon ) nas mãos pronto para eliminá-la.
O dia era especial, pois seria um dos raríssimos em que eu cozinharia e quem me conhece sabe o quanto ODEIO essa prenda do lar. Como seria a 3ª vez em 9 anos que cozinharia para meu neto, me sentia a própria Palmirinha da culinária.
Villy ainda dormia quando coloquei seu desjejum no quarto, pois só sob a escolta do Capitão Carlos antes de sair para o trabalho, pude preparar-lhe o feito.
Esperei que ele acordasse para só então adentrar à cozinha. Quando dei-lhe a notícia de que seria meu segurança para que pudesse preparar-lhe o almoço, ele rispidamente me disse que não, pois iria jogar no computador. Como boa Vó que sou, deixei-o a vontade para o lazer. Peguei meu livro de cabeceira, sentei em minha poltrona na sala e relaxei. Lá pela 12:45 Villy me grita do quarto que já quer almoçar. Caminhei até o quarto, parei diante dele e respondi: Também quero, mas vc escolheu jogar e eu só piso na cozinha sozinha dentro de um Caveirão.
Aborrecido, faminto e batendo o pé ele se levanta, vai para a cozinha, puxa uma cadeira, pega um jornal e diz: Vai Vó, começa a fazer a comida antes que eu me aborreça com esse medo idiota teu.
Assim, com ele vigiando o perigo fritei o bife, fiz o arroz, o macarrão, coloquei a mesa e em posse de meu fuzil AR15, almoçamos felizes às 15:00 hs.
Capitão Carlos chegou e ao ver a hora em que Villy almoçava se assustou. Ditou-me lições de moral, berrou regras de responsabilidades, cuspiu conselhos etc...
Deixei-lhes bem claro nesse dia que eles podem até ser uma Tropa de Elite, mas o Osso Duro De Roer sou eu!

AMIGO PARA SEMPRE!



Entendo teu ato e embora tua ausência me cause imensa dor, ainda assim acho que foi digno.
Em 47 anos de existência, você foi a 2ª pessoa que a vida me apresentou tão parecida comigo. Jamais vi uma lágrima sua, jamais te vi demonstrar rancor, maldade, mágoa. Sempre te vi com um sorriso nos lábios e nos fazendo sorrir a cada momento. Você chegava se fazendo notar, sempre disposto a ajudar, a alegrar, a ouvir, a opinar. Entendo teu ato e o aceito. Infelizmente você que tanto me fez rir, escolheu o dia que mais amo para partir...meu aniversário!
Você era a vida, a alegria, a espontaneidade, a franqueza sutil e ao mesmo tempo sarcástica que nos fazia entender, você brincava com as palavras.
Quem te conheceu sabe o quanto perderá de grandes momentos, de momentos alegres, sabe o quanto deixará de rir, de gargalhar, de cometer loucuras gostosas. Muitas coisas boas perderemos, coisas que você nos fazia sentir em sua companhia.
Como é bom saber que fiz parte de tua vida tão de perto, ainda te vejo em meu sofá, ainda te sinto em minha casa, deixastes muito de ti aqui. Minhas roupas, minhas paredes, minhas bijuterias, nossas absurdas loucuras de fazer tudo o que nem sabíamos. Bebemos juntos, dormimos juntos, rimos juntos, decoramos juntos...quanta coisa !Essas lembranças são valiosas, saudáveis, com elas percebo o quanto me fizeste feliz em inúmeros momentos de minha vida.
Aceito teu ato e entendo.
Pessoas como nós não toleram a vida pela metade, pessoas como nós não param para recarregar as forças, queremos a vida em sua plenitude, viver, viver, foi tudo o que aprendemos a de melhor fazer.
Não sabemos ser comedidos, sensatos, equilibrados, prudentes, não, não com a fome de vida que nos habita, não com o desejo intenso que carregamos de ser felizes. Tristeza, tédio, apatia, depressão, isso nos enfraquece demais, nos derruba, nos destrói.
Muitos te dirão fraco, covarde, preconceituoso mas onde fica o direito de escolha? o livre arbítrio?
O valor da vida é pessoal e pra nós o valor da vida é poder vivê-la! Cada um sabe sua importância, sua medida.
Vai em paz AMIGO, vai ciente de que por onde passaste deixaste vida, luz, alegria. Vai com a certeza de que ensinaste muitos a descobrir o prazer de viver mesmo já sem ter uma vida que te desse prazer.
Obrigada por ter feito parte de minha vida, TE AMAREI SEMPRE!
OBÁ JANDÊ – SEREIA.

PERSONAL VILLY!


Preocupada com minha forma física e aproveitando o fato de ter caminhado com a Santa no Círio, determinei a mim mesma que começaria a andar todos os dias de minha casa até o final da feira do Telégrafo ( 8 quadras ) ida e volta para perder algumas calorias que tomaram posse de meu corpo.
Ao passar pela casa de minha Mãe vejo meu neto e o convido para me fazer companhia no passeio, ele aceita de imediato, na verdade até me assustei com tamanho entusiasmo porém como ele também está acima do peso, achei que sua preocupação com a saúde e a estética era a mesma que a minha.
De mãos dadas iniciamos a caminhada, chegamos ao nosso destino deixando rastros de suor por onde passávamos.
Paramos um pouco para o descanso e batemos um papo agradável com Dunga por 10 minutos para encarar as 8 quadras de volta.
Retornamos alegres, conversando e nem notávamos mais o sol escaldante. De repente Villy me pede para parar. Meu olhar como que já adivinhando foi na mesma direção que o dele. Uma enorme barraca cheia de brinquedos que na ida nosso olhar não avistou.
Parei e já com dor no bolso, senti na alma que o dinheiro que eu levava comigo para comprar frutas tomaria outro destino. Pela bagatela de 15,00 levaríamos para o seio da Família Mattos mais um super herói.
Retomamos nossa caminhada, ele agora muito mais feliz e saltitante enquanto eu já sem fôlego, pedia a Deus um helicóptero para me resgatar. O suor de meu corpo já dava início a uma enchente no bairro.
Novamente ele me pede que pare, vejo então uma barraca de lanches e percebo em seu olhar que ele já havia escolhido até o sabor do refrigerante que acompanharia a guloseima. Para quem já não tinha forças nem para respirar como abrir a boca para falar? Mais uma vez o dinheiro das frutas foram parar na barraca errada. Enquanto ele se empanturrava devolvendo ao corpo o que havia perdido na ida eu o esperava me exercitando e passando atestado de louca para os demais.
Acabado o lanche, o levei de volta a casa da Bisa e quando me perguntaram se eu iria pegá-lo novamente no dia seguinte eu respondi: Não querida, 80,00 numa academia sai muito mais em conta que esse Personal Trainer.

AMIGA DE MIM MESMA!


Amigos estou assustada como alguém nos dias de hoje pode se deixar tão de lado, como uma mulher pode se esquecer tanto, se descuidar tanto? Como uma bela moça chega à maturidade de forma tão roliça? O que faz ela? se finge de cega? Não olha no espelho? Não encara a real?
Ah, tenha paciência, é demais pra acreditar que alguém pode levar uma vida tão normal assim acima do peso!!
O que falta para tomar uma atitude? O que será preciso para essa pessoa tomar consciência de que está excessivamente passando dos limites da visão normal? O que leva alguém a deixar que o tempo passe sem nada fazer para mudar essa situação?
Isso é inércia, indolência, alienação. Caminhamos hoje sob os olhares críticos e vigilantes das pessoas, o mundo exige de nos um visual harmônico, não dá pra ignorar isso tudo, se não pela estética pelo menos pela saúde.
A vida é luta, um desafio após o outro, batalhas e guerras para se chegar a conquistas e vitórias. Se estamos aqui temos que perseverar, insistir, ir em frente. Quem espera não sai do lugar, apenas vê o tempo passar e jamais vai alcançar sem buscar.
É preciso determinação, esforço, disciplina, auto-confiança para se chegar lá. É preciso querer para se ter...
Eu precisava dizer essas verdades a mim mesma para tomar uma atitude séria em minha vida e já que ninguém falou, o fiz.
Pronto esta feito, agora é só encarar.