terça-feira, 1 de novembro de 2011
SAÚDE CAMUFLADA!
Por ser fumante compulsiva, declarada e irremediável, meus netos apenas me visitam e sei que isso minhas filhas e genros o fazem por consideração ao papel que desempenho na vida deles, exceto Villy (de 10 anos) que passa os finais de semana comigo, pois sua alergia já encara o mundo dos mortais.
Nos dias atuais, uma criança pode nascer sem membros, sem cérebro mas sem alergia jamais. As crianças de hoje, não podem ter um bicho de pelúcia, não devem meter a cara no sofá, almofada ou travesseiro, não se aproximam de tapetes, cortinas ou plantas, não chegam perto de nenhum animal. A poeira irrita, a fumaça atiça, o clima contribui, a Escola ativa, o talco é vilão, o perfume é banido, o corante é veneno, a alimentação desencadeia, os Pais contribuem, os parentes colaboram e tudo só piora.
Só os Deuses Médicos e os anjos Corticóides é que melhoram.
Como evitar o vício do computador? Horas sentados em uma cadeira na frente deles jogando, é a única maneira possível de serem “SAUDÁVEIS”diante de tantas proibições, pois assim estão afastados da vida normal e real.
Como brincar de pira-esconde? Atrás da porta, do sofá, em baixo da cama tem poeira: como dormir agarradinho com um boneco ou com um bichinho? geralmente são de pano ou de pelúcia, nem de brincadeira! Como vão engatinhar? No tapete da sala não dá e pular na cama então, os ácaros vão endoidar.
Como a casa enfeitar? plantas, quadros, cortinas, impossível, isso é pra descartar. Bichinho de estimação só de borracha. Não late, não mia e nem dá vontade de acarinhar.
Sair na rua nem pensar. Fumaça de Ônibus, de cigarro, muito sol, tempo nublado, quentura, vento frio não pode pegar.
Criança cheirosa onde encontrar? Sabonete, talco, xampoo, condicionador, creme e perfume, é sem álcool e inodoro, até os Pais devem evitar.
Refrigerantes, sucos de garrafa, biscoito, docinho, é muito corante e não devem nenhum pouquinho.
Onde estão aquelas crianças que jogavam bola na chuva, peteca e pião no sol, empinavam pipas em dias nublados e faziam tendas de lençol?
Onde andam os pequeninos que lanchavam Q. Suco, mixto quente, pão com goiabada ou Nescau? Que comiam pirulito, maçã do amor, rosca amarela ou big bool?
Cadê aquelas crianças acompanhadas de seus cachorros, gatos, coelhos, que corriam nas praças, pisavam na grama, jogavam na terra e ralavam os joelhos?
Que fim levou a Andiroba, a Copaíba, o Mel de Abelha? Por onde anda a Embrocação? E o chá de cidreira, erva-doce e canela? O Caladril, a pasta d’água, o Vic e o Anaceptil?
Cadê o suco de laranja lima, de acerola, a beterraba, o abacate amassado, o mamão batido, a bananada?
Hoje no mundo moderno:
Garganta Inflamada? -Antiflamatórios.
Tosse?-Corticóides.
Quedas?-Antibióticos.
Virose e Resfriados?-Analgésicos, anti-térmicos, complexos vitamínicos, inalações..
Mundo Globalizado...Pais reféns de médicos, Laboratórios ditando regras, Farmácias enriquecendo e nossas crianças inchadas, robotizadas, intoxicadas, sobrevivendo.
FRUTOS DO MEU VIVER!
Filhas do meu viver, vocês vieram ao mundo sob o domínio do amor, do meu enorme prazer pela vida. Vocês são as conquistas que minha sede de buscas alcançou. Vocês são conseqüências de dias felizes, paixões sadias, amadurecimento e aprendizado.
Sim, nossa relação é perpetuada, eternizada, indissolúvel e infinita. Ainda que algumas pessoas plantem o mal, que outras nos afastem pelo natural ou que a vida nos separe pelo dia-a-dia na conquista de um ideal, nada e ninguém poderá mudar nossa história, quebrar nosso elo, tomar meu lugar ou apagar minha lembrança em seus pensamentos.
Mesmo quando eu me for, estarei em vocês, viva, em algum tempo, em algum gesto, em alguma marca, em algum traço de suas personalidades ainda que de forma radical aos olhos de alguém.
Sou parte da matéria-prima da vida de vocês, sou o alfabeto das linhas que escrevem seus dias, sou a raiz da árvore frondosa e forte em que vocês se transformaram.
Das rebeldias da adolescência, das verdades vomitadas em meu rosto, da autonomia e das vontades imperialistas aos 13 anos, sobrevivi! Da liberdade cobrada e imposta aos 15, da queda de braço aos 16, da guerra fria de arrogância e desprezo aos 17, sobrevivi! Dos amores que surgiram, dos amigos que brilhavam, as noitadas que imperavam, sobrevivi!
Das atitudes impensadas, decisões precipitadas e opções erradas, também sobrevivi!
Nós MÃES, sobrevivemos a tudo, por que o reboliço, a revolução e os danos emocionais que vocês causam em nossas vidas, são aparados pela couraça de um amor inesgotável e crescente que há em nós.
O mais incrível, hilário e certo de tudo isso, é que somos hoje exatamente como vocês serão no amanhã...MÃES!
Que Deus as faça trasbordar de amor para que não enlouqueçam.
AMO DESESPERADAMENTE VOCÊS!
O MELHO LUGAR!
O tempo realmente passa tão depressa que nem percebemos. Ainda ontem Ananda nascia e hoje,ouço sua voz gritando pelo Avô do lado de fora de minha casa.
Suas visitas já são mais freqüentes, minha mesa de centro é um êxtase para suas idéias. Cada vela tem a marca de seus dentes e todas as estatuetas Africanas já experimentaram o sabor de algum tipo de cola.
Minha decoração não faz seu estilo e sem nenhuma permissão, ela decide mostrar sua Art decór. É algo pós moderno, exclusivo e as vezes até surreal. Minhas agendas e livros do quarto vão parar na cozinha; Cd’s, DVD’s, velas decorativas, vasos, isso tudo vai parar no quarto; algumas bijuterias e almofadas podem ser encontradas no pátio ou no corredor.
Claro que acho uma decoração um pouco fora do comum, porém acredito que devo me modernizar, minha visão de arrumação de casa deve estar ultrapassada e ela com seus 2 anos já está bem a frente de meu tempo.
É envelheci, aguardo a visita de meus netos com ansiedade tamanha e quando eles chegam só recebo os beijos por que os Pais os lembram, só me vêem devido a largura. Villy passa direto para meu quarto e a Tv estaciona no Cartoon Network, antes, vai até sua gaveta de brinquedos e apanha sua coleção de monstros que ficam espalhados em minha cama tirando o lugar dos lençóis e travesseiros que vão para o chão.
Enquanto na sala, Eu e Carlos trocamos conversa agradável com Adalberto e Luana, eles transformam nossa casa num Play Graund onde só existe o agora.
Casa de Vó, não, não existe lugar melhor. É onde se pode tudo e como diz o ditado: QUANDO OS NETOS CHEGAM A DISCIPLINA VOA PELA JANELA! É sem dúvida um lugar pra ser feliz!
Os netos realmente nos ensinam. Antes deles, perder um anel era tristeza por vários dias, quarto, casa, cama desarrumados, era sinônimo de stress, de aborrecimento, mal humor. Hoje sou mais tolerante, menos perfeccionista, menos exigente.
Aprendi que se um vaso quebrou, quebrou; que excesso de limpeza gera TOC; que obstáculos como carros, bonecos e etc, podem ser tirados do meio do caminho. Aprendi que quando falo demais não sou ouvida e quando calo sou mais querida. Aprendi que permitir me faz ganhar beijos, carinho, afagos e até palavras que me enaltecem como: “Você é Legal!”
Hoje percebo que tudo o que neguei às minhas filhas de nada adiantou a não ser para fazê-las chorar e me colocar como tirana, opressora e cruel em seus melhores momentos. É por isso que é uma recompensa da vida ser Avó, é quando nos damos conta dos inúmeros NÃOS que demos e que de uma certa forma, cria uma parede entre nós e nossos filhos pela vida afora.
Ah como é doce a função de Vovó! Tudo é tão mais simples, tão feliz, tão prazeroso. As horas parecem se arrastar e toda a felicidade que passamos anos buscando está ali, naquele colo, naquele dia, naquele momento, naquela pessoa, naquele lugar!!!!!!!!!!!.
DOSE DE AMOR!
Chegou MURILO, pequenino, frágil mas já tão exageradamente amado por mim. Chegou MURILO para me tornar ainda mais tola, mais criança, mais Vovó!
Chegou MURILO causando impacto, me deixando em desespero, assustando todo mundo, fazendo-me chorar, pedir, implorar. Tudo passou, foi só pra sacanear!
MURILO...mais um parto de ternura em minha vida, mais um neto para eu enlouquecer de tanto amar, mais felicidade para me alimentar.
Chegou MURILO, abençoado, protegido, amparado, guiado e iluminado por DEUS!
Assinar:
Comentários (Atom)







